sexta-feira, outubro 06, 2006

Vamos à Feira?

A feira do Bairro Norton de Matos é um clássico de Coimbra.
As manhãs de sábado têm cor e sabor diferentes.
9 da manhã (não consigo estar lá mais cedo. Acordar é-me difícil) chegamos ao Bairro. É um fervilhar de gente e o barulho é ensurdecedor. Vamos lá comprar umas cenas baratas. DVD’s de filmes que ainda não estrearam em Portugal, a 5 euros. Interessante mas fica para mais tarde se, entretanto, a polícia não aparecer e os vendedores piratas, terem de se pisgar, enquanto é tempo.
Ouve-se no megafone: “ Duas peças, cinco euros. É tudo de marca. Vamos lá, senhoras! Escolham, escolham! A banca está repleta de gente à volta a inspeccionar umas quantas peças. Não vá chegar a casa e deparar-se com uns defeitos. Tento aproximar-me mas é quase impossível. Não sei como as minhas amigas ainda me convencem a vir aqui, penso para mim mesma! Mas, ok, acaba por ser divertido. Especialmente, quando caras da “Fina-flor Coimbrã” estão ali, ao lado do comum dos mortais, a escolher umas camisolinhas e a ser entaladas por gente que, como eu, tenta chegar à banca. Lindo! Lindo porque algumas dessas senhoras ficam atrapalhadas quando fazemos questão de as cumprimentar. Senhoras que supostamente compram roupas no Porto, Lisboa, ou em Espanha e Londres, pois a nossa Coimbra não está à “altura da sua classe”.
Seguindo em frente! Paramos em mais não sei quantas bancas de roupa amontoada e, finalmente, conseguimos encontrar umas camisolas bem giras e baratinhas, que é o que interessa! Porque a malta não nada em dinheiro. Passagem obrigatória pela fruta e pelo peixe. Dirijo-me sempre à mesma vendedora que me faz uma festa. “ A menina tem andado desaparecida. Está zangada aqui com a Maria? Então o que vai hoje?
Faço o meu pedido. A Maria avia-me e antes de fechar o saco, acrescenta: vou por aqui mais uns peixinhos porque a menina está muito magrinha. É oferta aqui da Maria.
Digam lá, que não amorosa, a “Boutique do Bairro”?

3 Comments:

Blogger sonhador said...

Vamos à feira....

12:18 da tarde, outubro 06, 2006  
Blogger tulipa_negra said...

sempre que vou a Coimbra, adoro ir com a minha mãe à feira... e quando encontramos a "fina flor coimbrã", então é um fartote de rir!!!
beijocas e bom fim de semana

5:03 da tarde, outubro 06, 2006  
Blogger GK said...

O melhor slogan que eu ouvi na Feira do Bairro foi: "Venham, venham comprar à cigana que rouba de noite para vender de dia!" LOL
E, sim, também apanho sempre a "fina flor" que "compra roupa em Londres e Paris". ;)
Tenho de lá voltar. Agora fiquei com saudades! :)

Bj.

7:43 da tarde, outubro 07, 2006  

Enviar um comentário

<< Home