sexta-feira, janeiro 26, 2007

O ceguinho da Baixa

Quando era miúda, eu costumava ir ao Mercado com a minha mãe ao Sábado de manhã. E muitas vezes saíamos pela porta de trás, a que dava para a Rua das Figueirinhas, para ir dar uma volta à Baixa. Um pouco mais abaixo, na mesma rua, havia sempre um pedinte cego, com uma lengalenga que eu nunca percebi na totalidade, mas que ainda hoje recordo. É algo como: “Tenham o dó e a caridade de auxiliar o ceguinho que…” e terminava com um “senhores!”sempre igual. A voz era aguda e impertinentemente monocórdica. Tinha sempre uma caixa rectangular pendurada ao pescoço, onde cabiam as moedas.
Quando a Rua das Figueirinhas deixou de ser movimentada, aquele pedinte passou para a Baixinha, para a Rua Eduardo coelho, bem em frente à rua das Padeiras. Mas a lengalenga permaneceu e mesma.
Não sei quando foi a última vez que o vi lá. Para mim aquela figura está de tal maneira enraizada nas ruas da Baixa que já faz parte da paisagem. Tenho sempre a sensação de que a última vez que lá passei ele estava lá… Mas se calhar nem estava… Se calhar já não está lá há anos…

domingo, janeiro 21, 2007

Coimbra na Wikipédia

Convido a um saltinho à página de Coimbra, na Wikipédia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Coimbra,_Portugal

Vale MESMO a pena.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Passagem do Ano

Olá a todos!
Benvindos a 2007!
Alguém passou a passagem do ano nas ruas de Coimbra?
Como foi pessoal?
Aguardo relatos!

domingo, janeiro 07, 2007

Coimbra no YouTube

Por sugestão de um dos nossos visitantes, Tozé Franco, aqui fica um vídeo promocional da Ponte Pedonal "Pedro & Inês" disponível no YouTube.


GK