sexta-feira, outubro 26, 2007

Começou esta noite...

QUANDO É QUE AS LATAS COMEÇARAM A FAZER BARULHO?
A latada, uma tradição antiga ao longo dos anos, tem vindo a sofrer algumas alterações.
Recuando no tempo, no século XIX, os estudantes já comemoravam o final do ano escolar : a celebração do “dia do ponto”, onde pretendiam manifestar a sua satisfação pelo final das aulas.
Nem todas as Faculdades celebravam na mesma altura. Os primeiros eram os alunos de Direito e de Teologia, que acabavam as aulas mais cedo que os alunos de Medicina, Matemática e Filosofia.
Esta festa, realizada nos três últimos dias de aulas, começava ao soar da última badalada da “cabra” e prolongava-se até de madrugada. Os caloiros arrastavam pelas ruas da cidade baldes, banheiras velhas, latões e tachos, impedindo os colegas das outras Faculdades de estudar para os exames.
António Cabral, que estudou Direito entre 1879 e 1886 descrevia a latada do seu tempo da seguinte forma:
“Na alegre noite em que se punha ponto nas aulas da Faculdade de Direito, Coimbra inteira ensurdecia com o estrondear ribombante das latas. Quem nunca viu uma latada, na Lusa-Atenas, pode lá fazer ideia do que era a festa do ponto! Aquilo só visto…e ouvido! (…)”.
Em Dezembro de 1901, um Decreto-Lei estabeleceu que o “ponto final do ano escolar” devia ser marcado em conjunto para todas as Faculdades.
Depois desta reforma, as “latadas” continuaram, sob forma de extensão das “Festas do Ponto”, que ocorriam no fim do dia em que se queimavam as fitas. A comemoração passou a ser designada por “Festa das Latas” e constituía uma obrigação para os caloiros.
Nos finais da década de 50, a “Latada” corresponde a um tipo de realização diferente. Em vez de se comemorar no final do ano lectivo, começa no início do ano académico, coincidindo com a Abertura da Universidade e com a chegada de novos alunos oriundos de diferentes partes do país. Existiam tantos cortejos quanto o número de Faculdades existentes, em dias distintos. Estes cortejos realizavam-se nas tardes em que se celebrava a cerimónia da imposição de insígnias dos estudantes de cada Faculdade.
Após 1979, a Latada passou a ser apenas um cortejo que englobava todas as Faculdades.
Actualmente, a Serenata Monumental dá início às festividades, os doutores e os caloiros desfilam pelas ruas de Coimbra, dirigindo-se para o rio Mondego, de forma a serem baptizados com o penico e, durante cerca de uma semana, divertem-se assistindo a concertos e a outras iniciativas.
Texto retirado do blog http://blogdogae.blogspot.com, ao qual muito agradecemos! E recomendamos uma visita!

3 Comments:

Blogger Tozé Franco said...

Aqui em casa já se nota que começou pois ouve-se música até às 6 da manhã.
Um abraço.

8:14 da tarde, outubro 28, 2007  
Blogger Andreia Fachada said...

olÁ obrigado por passar pelo meu blog e deixar um comentário,o blog foi criado numa disciplina do curso que frequento, por isso possivelmente n farei muitos posts com temas do meu interesse,mas sim com temas que me sejam sulicitados pela prof, de qq das maneiras apareca, sera semp bem vindo....bju
neia***

9:29 da tarde, outubro 31, 2007  
Blogger SoNosCredita said...

mais uma... e já foi!

1:12 da tarde, novembro 02, 2007  

Enviar um comentário

<< Home