sexta-feira, setembro 22, 2006

"Os Pirilampos"

_ Olha, “Os Pirilampos” estão abertos! – Os olhos deixavam transparecer saudade.
A minha mãe passou a infância em Celas, bem pertinho da Cruz. Ela viu nascer o Clube Desportivo de Celas, “Os Pirilampos”. Viu nascer e foi a “muito bailarico”, dizia-me com um sorriso maroto.
Pedi-lhe que me contasse, então, a origem d’”Os Pirilampos”. Apontou-me imediatamente para umas escadinhas.
_ Ali vivia um rapaz que não podia andar.
Tinha “um problema qualquer”. A minha mãe só sabia que, para ele, deslocar-se era complicado. Passava, por isso, muito tempo na cama. Nas noites de Verão, as janelas eram abertas para deixar entrar o ar estival.
Foi numa dessas noites que um pirilampo terá entrado pela janela. O facto deve ter tido relevância para o rapaz, porque ele nunca mais foi esquecido…
Era também no fim do dia que os amigos do moço o visitavam. Levaram as guitarras, as vozes quentes e a alegria para animar aquele quarto. Os serões eram tão divertidos que começou a juntar-se um grupo significativo de visitantes naqueles convívios. Tanto que decidiram sondar os vizinhos acerca da possível cedência de uma sala mais apropriada para os encontros.
Um dos vizinhos, que tinha ma casa vazia ali perto, lá cedeu os aposentos ao grupo.
Ainda hoje, a sede d’”Os Pirilampos” se situa na mesma casa, quase em frente à rua da Igreja.
A minha mãe garante que o jovem do pirilampo continuou a assistir aos convívios, já que os amigos faziam questão de o ir buscar. E, mais tarde, pôde até ir pelo próprio pé!
Também a minha mãe, mesmo depois de se mudar para lá das Igreja dos Olivais, não deixou de ir aos “bailaricos”.
Não sei se “Os Pirilampos” ainda fazem “bailaricos”, mas bem que eu gostava de voltar a levar lá a minha mãe…

2 Comments:

Blogger SONHADOR said...

Os Pirilampos.

Tantas vezes que eu passei e passo lá.

Quando a minha mãe trabalhava, passava lá todos os dias agora, infelizmente, por semana, passo só em dois dias.

4:15 da tarde, setembro 24, 2006  
Blogger tulipa_negra said...

não sabia da história dos pirilampos! que giro!

5:50 da tarde, outubro 03, 2006  

Enviar um comentário

<< Home